Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Desenvolver pessoas é essencial para assegurar futuro das empresas

Voltar à listagem

Vontade de mudar. É este o ponto de partida para conseguir criar uma cultura de desenvolvimento de Pessoas. E esta é essencial para assegurar o futuro das organizações. Assim o defendeu Artur Ferraz, da International Business Consulting (IBC), no decorrer de mais uma sessão online do Programa Talentum, que teve lugar dia 21 de outubro, perante uma plateia virtual composta por três dezenas de profissionais do sector.


A mudança, lembrou, é uma das prioridades das empresas, num mundo que está em constante mutação. É a única possibilidade de se manterem competitivas, sublinhou, lembrando que este desafio já se colocava antes da pandemia de Covid-19, mas que a sua premência veio a crescer com a situação pandémica.


Citando o ‘World Economic Forum’, em 2018, enfatizou que “a mudança não espera por nós”. E isso, é notório na forma como tem evoluído o emprego, com o crescimento do teletrabalho e as alterações nos horários que permitem às pessoas gerir o seu tempo, em função das suas necessidades.


Há um novo paradigma que se prende com o “bem-estar no local de trabalho” e que tem representado mudanças enormes nas organizações. “É preciso que os líderes comecem a olhar de forma diferente para o trabalho”, considerou, salientando que é fundamental que se consiga “atrair e reter talento, ou seja, apostar nas pessoas para que possam criar valor”.


Foi destacado os resultados de um estudo recente, onde cerca de 70% dos profissionais afirmavam “não ter competências para desenvolver o seu trabalho”, lembrando a importância que assume, nesta questão, uma formação eficaz, adequada e sistemática. É importante “olhar para o futuro e aprender a estar em constante adaptação”, lembrando o impacto que teve, nesta questão, a pandemia que, chegando sem se fazer anunciar, alterou todo um sistema estabelecido.


Para abraçar estas necessárias alterações, as organizações têm de olhar para as suas pessoas, não apenas no que diz respeito às condições laborais, mas também em questões como o bem-estar, a confiança, os desafios, o reconhecimento e o mérito.



Autonomia e decisão

Admitindo que se trata de um processo que leva tempo a instituir, foi salientado que tal “é necessário e quanto mais cedo se começar, melhor”. “Não basta dizer às pessoas que é preciso mudar; as empresas têm de ser consequentes e fazer estas alterações de cima para baixo na estrutura”, considerou ainda. Porque, lembrou o orador, se nada for feito, nada muda. E para mudar é necessário que seja criada essa cultura de mudança.


Se, no passado, as relações laborais se centravam em estabilidade no emprego e obediência ‘cega’ às regras instituídas, hoje a realidade das empresas é, contudo, muito diferente. Por um lado, é necessário alinhar a cultura com as necessidades do mercado. E este é hoje muito volátil, por isso as estruturas têm de estar preparadas para mudanças repentinas. E isso só se consegue dotando as pessoas de novas capacidades, como autonomia e poder de decisão. Por isso, é preciso apostar numa eficaz política de gestão de pessoas nas empresas e tal consegue-se trabalhando muito com as chefias, fomentando a participação das equipas, delegando, dando autonomia, reconhecendo e valorizando.


“Temos de promover a autonomia das equipas em função dos objetivos e dos resultados a alcançar”, afirmou, enfatizando que as pessoas tendem a permanecer onde se sentem bem e valorizadas. “Neste caminho de mudança, é preciso criar as ferramentas necessárias para gerir o desempenho das equipas, promover competências de liderança, desenvolvimento e reconhecimento pelo mérito”, concluiu.


Organizado pela CEFAMOL, o Programa Talentum está a decorrer desde o início de 2019, tendo como prioridade sensibilizar para um conjunto de questões relacionadas com a Gestão de Pessoas e Inovação Organizacional, seja através destas sessões, seja com ações concretas nas empresas.


As próximas sessões, revelou Manuel Oliveira, secretário geral da Associação, terão lugar em novembro, entre os dias 23 e 25, num formato diferente e integrando o programa de atividades da Semana de Moldes.

Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )