Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Empresas fortalecem laços internacionais nos Automotive Meetings do México

Voltar à listagem

A CEFAMOL marcou presença, entre os dias 20 e 22 de fevereiro, na iniciativa Automotive Meetings, que decorreu em Queretaro, no México. Nesta edição, cujo saldo foi “positivo", segundo Patrício Tavares, da CEFAMOL, a Associação fez-se acompanhar pelas empresas E&T, MEXPORTOOLS (Moldit, Moldworld, TJ e Ribermold), Planimolde e Microplásticos.


De acordo com o representante da CEFAMOL, este é um certame que se caracteriza pela realização de um conjunto de encontros bilaterais, onde as empresas nacionais tiveram oportunidade de reunir com empresas locais do sector, mas também com multinacionais do ramo automóvel e fornecedores de primeira linha desta indústria - que representa a maior fatia do trabalho dos produtores de moldes portugueses.


De uma maneira geral, sintetiza, as empresas “estabeleceram bons e promissores contactos” num mercado que, esclarece, “apresenta uma visível dinâmica em várias áreas, sobretudo no automóvel”.



“O país apresenta uma atividade industrial muito dinâmica, com o sector dos plásticos a evidenciar necessidades específicas que podem ser supridas pelas empresas de moldes portuguesas”, salientou. Apesar de ser visível, também, “a concorrência asiática, sobretudo a nível dos projetos de maior dimensão”, considera que existe, em simultâneo, todo um conjunto de projetos “que pode revelar-se de grande interesse para as nossas empresas”. É, por isso, “um mercado muito interessante, com os desafios normais, sobretudo devido à distância de Portugal”.


Enfatizou a necessidade de as empresas apostarem na consolidação de relações empresariais, privilegiando o contacto direto, porque, naquele país, “é preciso conquistar a confiança dos clientes de forma a concretizar os negócios”. Da mesma forma, a presença no México de muitas multinacionais europeias do ramo automóvel, salientou, poderá servir como facilitadora da entrada das empresas portuguesas.


Algumas das empresas que participaram neste evento com a CEFAMOL têm já alguma experiência de trabalho com aquele mercado ou têm mesmo presença oficial no território, através de projetos e parcerias locais, frisou.


A presença da CEFAMOL (e das empresas que a acompanharam) nesta feira surge no âmbito da aposta que vem sendo desenvolvida no mercado mexicano, devido ao seu elevado potencial para a indústria nacional de moldes, inserindo-se no projeto de promoção internacional Engineering & Tooling from Portugal. Para além deste certame, estão previstas ainda para este ano outras ações similares naquele mercado.




Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )