Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Seminário destaca papel da Pessoa como motor da Mudança nas organizações

Voltar à listagem

'Gerir Pessoas, Gerir Recursos, Gerir a Mudança' foi o tema do mais recente seminário, integrado no 'Programa Talentum' (que reflete sobre a temática do papel da Pessoa nas Organizações), organizado pela CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes, e que decorreu no dia 10 de julho.


"Num mundo em mudança, (é preciso) auxiliar as empresas a crescer através de sistemas pensados para as pessoas". Artur Ferraz, da International Business Consulting (IBC), começou por citar Peter Senge, reforçando a principal mensagem que tem marcado estas sessões: a importância das pessoas nas organizações. Por isso, lembrou, numa era em que o processo produtivo está assente numa pirâmide que tem como vértices as Pessoas, a Tecnologia e o Trabalho, é imperioso preparar as pessoas para o trabalho. E uma estratégia de Gestão de Pessoas tem de ter isso sempre presente.




A tecnologia veio alterar a forma de funcionamento das empresas e é hoje o motor da transformação. Mas uma mudança não se faz sem pessoas. O trabalho complexo está reservado para as pessoas enquanto o rotineiro tenderá a ser feito pelas máquinas.


Esta ideia foi reforçada durante a sessão, sendo sublinhado que "não há trabalho complexo sem autonomia, sem comunicação, sem que as pessoas falem umas com as outras". Por isso, é preciso adaptar a estrutura organizacional e só depois perceber quais as competências necessárias. Importa, pois, conhecer a tecnologia de forma a que as empresas se posicionem num outro patamar de desenvolvimento, passando da tradicional forma hierárquica para uma outra mais comunitária, de cooperação, e com uma geometria variável.


Uma vez mais, a plateia - composta por vários profissionais da indústria - foi muito participativa, colocando várias questões e trocando opiniões e experiências.


Manuel Oliveira, secretário-geral da CEFAMOL, explicou que o programa “Talentum”, a decorrer desde o início deste ano, está dividido em três áreas de intervenção. Por um lado, os seminários que procuram debater várias temáticas relacionadas com a Gestão de Pessoas; por outro lado, o trabalho que tem sido desenvolvido dentro das empresas e à medida de cada uma e das suas necessidades; e, por último, a criação de um grupo de trabalho (composto por representantes de várias empresas) que já iniciou a sua atividade e que pretende apresentar contributos nesta matéria, criando planos e área de intervenção comuns que serão apresentadas, em novembro, no decorrer do Congresso da Indústria de Moldes.


A próxima sessão, que terá como tema 'Design Thinking: Otimizar a Experiência de Trabalho', terá lugar no mês de setembro.

Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )