Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Webinar destaca importância das ferramentas perfiladas

Voltar à listagem

As ferramentas perfiladas têm um papel importante na qualidade do acabamento do molde, mas é preciso ter em atenção uma boa programação. Este foi o alerta deixado por Bruno Gonçalves, responsável de soluções CAD e CAM da Tecnirolo, no decorrer do webinar técnico ‘Programação de Peças Complexas com Ferramentas Perfiladas’, que teve lugar no dia 23 de março.


Perante uma plateia virtual composta por mais de quatro dezenas de profissionais do sector, Bruno Gonçalves começou por acentuar que as ferramentas perfiladas são todas aquelas que não se encaixam na definição tradicional de esféricas, tóricas ou planas. Exemplificou com os casos das ferramentas de raio teórico, as de barril e as de lente. Em função da escolha e da aplicação, adiantou, “asseguram desbastes mais rápidos e qualidade ao processo”.


A ‘ferramenta de barril’ é, no seu entender, a mais comum e, por isso, dedicou mais tempo a falar das suas potencialidades. Explicou que se esta for conjugada com a de lente, a sua união traduz-se em elevados desempenhos e maiores ganhos.


Salientou a importância que têm, no processo, a programação e a simulação. E apresentou algumas das potencialidades do WorkNC, solução que a empresa disponibiliza ao mercado.


Ao longo da sessão, foi apresentando casos práticos, demonstrativos das potencialidades de cada ferramenta. Destacou como vantagens de ganhos de produtividade e a qualidade dos acabamentos. E deu ênfase a uma questão que, considerou, deve ser desmistificada: “apesar de genericamente, mais adotadas nos cinco eixos, é possível usar, com ganhos, as ferramentas de barril em três eixos”.


Como nota final, enfatizou a questão da redução de tempo no processo, considerando que “estamos num momento da nossa indústria em que se afigura muito importante retirar quaisquer minutos ao processo”, uma vez que, destacou, “os moldes portugueses estão a competir com os primeiros do campeonato mundial”.


Há mais de duas décadas no mercado, a Tecnirolo dispõe de soluções de CAD e CAM mas também ferramentas para centros de maquinação de alta velocidade (de três e cinco eixos), injeção e prototipagem.

Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )