Missão na Turquia revela oportunidades para os moldes portugueses

Voltar à listagem

Explorar novos horizontes de negócio foi o objetivo da missão empresarial que, organizada pela CEFAMOL, com o apoio da Delegação da AICEP no mercado, levou sete empresas de moldes nacionais à Turquia, entre os dias 15 e 18 de abril. Com participação da Fozmoldes, Imoplastic, PMM, Ribermold, RTC, Socem e VL Moldes, a ação centrou-se em dar a conhecer o mercado turco e identificar possíveis colaborações e oportunidades de negócios, explicou Manuel Oliveira, secretário-geral da CEFAMOL.


Durante a missão, o grupo realizou uma série de visitas e reuniões, principalmente nas regiões de Istambul e Bursa. Manuel Oliveira destacou a importância dessas interações, enfatizando a intenção de “em alguns dos casos, fortalecer as relações existentes entre empresas de Portugal e da Turquia” e, para além disso, “dar a conhecer o mercado turco a empresas que nunca ali desenvolveram negócios”. No final, revelou, “o balanço efetuado pelas empresas foi bastante positivo”.




O mercado turco, sublinha, “apresenta um notável crescimento e desenvolvimento, oferecendo oportunidades para as empresas portuguesas, apesar da forte concorrência internacional, especialmente da Ásia”. Manuel Oliveira destacou que as empresas turcas demonstraram grande recetividade às apresentações feitas pelas empresas portuguesas durante as visitas, reconhecendo a competência dos fabricantes de moldes nacionais.


Em contrapartida, frisou, “alguns fabricantes portugueses ficaram impressionados com o desenvolvimento e potencial do mercado turco, especialmente no sector automóvel, sobre o qual tinham pouco conhecimento”. Com diversas montadoras de automóveis instaladas no país, entre as quais os principais fabricantes mundiais, e um crescimento notável da marca nacional TOGG, a Turquia apresenta-se como um mercado dinâmico e em expansão para a indústria de moldes, salientou.





Oportunidades

Para além do sector automóvel, também a área dos eletrodomésticos tem uma assinalável presença no país, acolhendo muitas das principais marcas europeias. “A imagem positiva de Portugal na Turquia, juntamente com a competência reconhecida das empresas portuguesas, abre portas para futuras colaborações e oportunidades de negócios”, enfatizou.


Esta missão à Turquia coincidiu com a reunião anual e Assembleia Geral da ISTMA World, realizada em Istambul, proporcionando às empresas portuguesas a oportunidade de participar num seminário com alguns dos principais diretores de compras de empresas líderes como a Ford Otosan e a Temsa (ambas do ramo automóvel) e BSH (eletrodomésticos).




Para a concretização e êxito desta missão, salientou ainda Manuel Oliveira, foi fundamental o papel de Celeste Mota, delegada da AICEP na Turquia, que desde o período de organização, à realização desta ação no terreno, não mediu esforços para apoiar as empresas portuguesas nas suas necessidades.


Esta missão empresarial inseriu-se no projeto Engineering & Tooling from Portugal, e nesse mesmo âmbito, a CEFAMOL projeta, no futuro próximo, a realização de outras ações neste mercado.



Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )