Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Protocolo estreita relação entre CEFAMOL e associação automóvel de Marrocos

Voltar à listagem

A CEFAMOL assinou um protocolo de colaboração com a AMICA (Associação Marroquina dos Fornecedores da Indústria Automóvel), que prevê estreitar as relações já existentes entre ambas as associações. O documento identifica várias áreas de intervenção que pretendem promover e dinamizar as relações económicas e de parceria entre empresas dos dois países. Desde já se salienta a participação da CEFAMOL e seus associados no Salão de Subcontratação Automóvel de Tanger, prevista para abril de 2018.


 undefined


A assinatura deste protocolo teve lugar durante a realização de uma missão empresarial que a CEFAMOL promoveu em Marrocos, nos passados dias 5 e 6 de dezembro, e que coincidiu com a 13ª Cimeira Luso Marroquina, presidida pelos Primeiros Ministros de ambos os países, e que contou ainda com a presença, na representação portuguesa, de dois Ministros (da Economia e do Mar) e dos Secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, da Modernização Administrativa e da Energia.

 

A missão da CEFAMOL integrou-se no âmbito do Projeto de Promoção Internacional “Engineering & Tooling from Portugal” e foi realizada em parceria com a AICEP e a Associação de Fornecedores da Indústria Automóvel (AFIA).

 

Manuel Oliveira, secretário-geral da CEFAMOL, conta que a deslocação permitiu "perceber que existem muitas oportunidades para a indústria de moldes nacional nomeadamente junto da indústria automóvel". O responsável sublinha que "há uma interessante aproximação entre os dois países, a nível económico". E isso é confirmado pelos dados do Governo Português, segundo os quais, em matéria de relações económicas, mais de 1.300 empresas nacionais estão a exportar para o mercado marroquino, país que registou no ano passado um crescimento económico na ordem dos 4%.


undefined undefined


Manuel Oliveira conta ainda que um dos aspetos interessantes para a indústria de moldes nacional foi a constatação de que "a indústria automóvel em Marrocos encontra-se em pleno desenvolvimento, com a instalação de empresas construtoras". São disso exemplo os casos da Renault, já ali instalada, e da PSA (grupo Peugeot Citroen) que prepara a instalação no país. A missão empresarial da CEFAMOL visitou a zona franca de Kenitra, futura localização dessa unidade.

 

Integrada no programa da cimeira entre os dois países, teve lugar um fórum empresarial luso-marroquino, que permitiu às empresas portuguesas reforçar o seu conhecimento sobre o desenvolvimento do mercado e estabelecer um conjunto de contactos e interligações com alguns players da economia local.

 

No âmbito desta missão, houve ainda a oportunidade para a realização de visitas a empresas de injeção de plásticos, estabelecidas na região de Casablanca. Para além de representantes das duas Associações (CEFAMOL e AFIA) a missão integrou nove empresas: Batista Moldes, Epedal, Inapal Metal, Itecmo, Kirchhoff Automotive, Moldene, Moldoeste, O2A e TJ Moldes.



undefined

Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )