Depressão Kristin Condiciona Indústria de Moldes: Governo Aprova 2,5 mil milhões em Apoios
Quarta, 04 Fevereiro 2026
Voltar à listagemA depressão Kristin causou danos severos na indústria de moldes nas regiões de Leiria e Marinha Grande. O fenómeno meteorológico que atingiu a região na madrugada de 28 de janeiro, destruiu infraestruturas, equipamentos e sistemas de comunicação, paralisando dezenas de unidades produtivas.
Para além dos danos físicos, somaram-se outras dificuldades: as interrupções no fornecimento de energia elétrica, nas redes de telecomunicações e no acesso à internet impediram o contacto entre empresas durante vários dias. A CEFAMOL apenas restabeleceu a total operacionalidade dos seus sistemas de comunicação na madrugada de segunda-feira, dificultando o levantamento rigoroso dos impactos no sector nos primeiros dias.
Apesar das limitações técnicas, a Associação tem mantido uma presença constante no terreno e reunindo, em Leiria, com o Ministro da Economia e os Secretários de Estado da Economia, Desenvolvimento Regional, Energia e Proteção Civil. No encontro, a CEFAMOL apresentou as necessidades prioritárias das empresas afetadas.
O Governo aprovou no dia 1 de fevereiro um conjunto de medidas que ascende o valor de 2,5 mil milhões de euros. Entre os apoios previstos, destacam-se:
- Linhas de crédito para apoio à tesouraria e reconstrução;
- Moratórias de empréstimos bancários;
- Isenção temporária de contribuições para a Segurança Social.
Para saber mais informações, consulte:
Plataforma criada para registo de prejuízos causados pela depressão Kristin
A CEFAMOL, a NERLEI e as autarquias locais criaram uma plataforma conjunta para recolha de informação sobre os prejuízos causados pela depressão Kristin. O objetivo é evitar redundâncias e garantir que os dados chegam à CCDR-C para fundamentar a atribuição de apoios às empresas afetadas.
Comunicação de prejuízos
As empresas devem comunicar os seus prejuízos através dos portais municipais de acordo com a sua localização geográfica:
- Marinha Grande: https://www.cm-mgrande.pt/pages/1544
- Leiria: https://survey123.arcgis.com/share/c316133745c7442cb25db6bd5552749c
- Porto de Mós: https://arcg.is/0CvXOr3
- Alcobaça: https://portaldomunicipe.cm-alcobaca.pt/73286/tempestade-kristin-apoio-a-populacao-reporte-de-danos
Espaços de Coworking disponíveis
Para as empresas que ainda enfrentam dificuldades de funcionamento e comunicação com clientes, foram disponibilizados espaços de trabalho temporários com energia e acesso à internet:
- A CEFAMOL, em articulação com a Câmara Municipal, disponibiliza espaços no Centro Empresarial da Marinha Grande (contacto: Rui Joaquim – 967 876 310).
- Em Leiria, a Startup Leiria abriu as portas no Mercado Municipal para o mesmo efeito (contacto: geral@startupleiria.com).
A indústria de moldes, reconhecida pela sua resiliência e capacidade exportadora, concentra-se agora na recuperação das capacidades produtivas enquanto aguarda a operacionalização das medidas de apoio anunciadas pelo Governo.

