Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

'Qualidade na produção' encerrou ciclo de conferências para a indústria

Voltar à listagem

As vantagens da solução 'Scanning GOM', que permite "ganhos evidentes de produtividade e rentabilidade desde o desenvolvimento à fabricação", foram apresentadas no dia 29 de novembro, no decorrer do workshop 'Garantia de qualidade na produção de moldes', evento que, organizado pela CEFAMOL, encerrou o conjunto de conferências que a Associação promoveu destinadas aos profissionais do setor.


Coube a Daniel Janeiro, da S3D, fazer a apresentação desta solução de metrologia ótica 3D que a empresa disponibiliza para a indústria. Na prática, trata-se de um processo de scanner que permite a recolha de vários dados que podem ser, depois, analisados virtualmente e a três dimensões. "Tentamos que a metrologia seja uma garantia de qualidade do processo e não apenas, e como até aqui, a validação da peça final", explicou o responsável, dando exemplos da introdução da metrologia nas várias fases de produção do molde, de forma a assegurar a fiabilidade do projeto na passagem entre etapas produtivas.



"Com a medição virtual, o sistema analisa automaticamente e conseguimos ter uma percepção real sobre a peça; ou seja, se aquilo que foi preconizado está, efetivamente, a ser realizado", adiantou Daniel Janeiro, explicando que, dessa forma, é possível detetar e corrigir erros numa fase muito mais precoce. Toda a solução, pela forma automática como se desenrola, permite ser de fácil percepção, quer para os técnicos das várias fases de produção, quer para as máquinas, disse este responsável da empresa.



Ainda segundo Daniel Janeiro, trata-se de uma solução que está já a ser adotada por algumas empresas do setor, "demonstrando evidentes ganhos de tempo na produção".


João Ferreira, diretor executivo da S3D, explicou que esta solução se insere na dinâmica da 'Indústria 4.0'. "Representamos um conjunto de marcas com soluções muito interessantes, seja no CAD, no CAM, na erosão por fio e torno, na furação profunda ou maquinação virtual", sublinhou, falando perante uma plateia constituída por técnicos de várias empresas que se mostraram interessados e foram colocando algumas questões ao longo da apresentação.

Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )