Skip to content.
 
     
 HOME   
 
 
Eventos
Do
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29      
Contactos

Av. D. Dinis, nº 17
Apartado 257
2431-903 Marinha Grande

Tel:(+351) 244 575 150
Fax:(+351) 244 575 159
 

Nº85 - Abril 2010

Já foi publicada a Revista “O Molde” nº 85, sendo tema central desta edição a “Importância do Serviço Pós-Venda”, com a inclusão de diferentes visões, perspectivas e abordagens a esta temática. Destacamos ainda nesta edição a entrevista com o Presidente eleito da Cefamol para o período 2010/2012, Leonel Costa, assim como o artigo “Desenvolvimento e Fabrico de Molde de Injecção para Determinação de Forças de Extracção” redigido por uma equipa do CDRsp do Instituto Politécnico de Leiria.

 

Importância do Serviço Pós-Venda

O Serviço Pós-Venda tem sido uma matéria amplamente discutida e analisada no seio do nosso Sector, reconhecendo-se a extrema importância deste factor na competitividade internacional das empresas, devido às crescentes e constantes transformações dos mercados. 

Na abordagem que realizámos a esta temática, pretendemos conhecer a experiência e opiniões de alguns representantes do Sector e de pessoas que têm acompanhado e estudado a sua evolução e dinamismo.  

 

Entrevista com o Presidente da Cefamol

Leonel Costa, actual Presidente da Direcção da Cefamol, responde a algumas questões da Revista “O Molde”, dando a conhecer as principais linhas de actuação deste órgão executivo para os próximos dois anos, considerando o actual ambiente económico nacional e internacional, que condiciona a actividade do nosso Sector.   

 

Desenvolvimento e Fabrico de Molde de Injecção para Determinação de Forças de Extracção

No projecto de um molde de injecção, as forças de extracção desempenham um papel fundamental, contribuindo para a selecção do sistema a aplicar na extracção das peças plásticas processadas, quer por via do seu dimensionamento, quer por via da definição do seu valor. O correcto dimensionamento do sistema de extracção de um molde de injecção de termoplásticos implica um conhecimento dos materiais a processar, complexidade das peças plásticas, e ainda aspectos ligados ao projecto e fabrico de moldes e ao controlo das variáveis do processo de injecção.

 

O CDRsp do Instituto Politécnico de Leiria apresenta neste artigo um estudo sobre a determinação experimental das forças de extracção, tendo sido fabricado um molde de injecção para a produção das peças plásticas, especialmente desenvolvidas para o efeito.

 

 

 


Revista "O Molde"
Nº92 - Janeiro 2012
Destaques
Especial: Aços e Tratamentos Térmicos

A Electroerosão no Fabrico de Microcomponentes para Moldes

Projecto INNOPRO2 - Maquinabilidade de Materiais para Aplicações no Sector Aeronáutica
Projectos
 
Ferramentas Pessoais