Skip to content.

Ministro da Economia e Inovação presente na Apresentação Pública do Plano Estratégico para a Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais

Com a presença de Manuel Pinho, Ministro da Economia e Inovação, teve lugar no passado dia 29 de Abril a Apresentação Pública do Plano Estratégico para a Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais, promovido em parceria pela CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes e CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos e desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI).

Desenvolvido ao longo dos últimos meses em conjunto com as empresas do Sector, o Plano Estratégico pretende ser a base de uma intervenção plurianual (de médio prazo), com carácter estruturante para a Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais, dinamizando a sua competitividade e o seu desenvolvimento face aos desafios de um mercado cada vez mais global e agressivo.

 

O Plano Estratégico apresentado por Mira Amaral, administrador da SPI, apresenta as linhas orientadoras para um novo posicionamento e uma definitiva posição de liderança do Sector a nível Europeu.

 

Foi dado destaque ao envolvimento e estabelecimento de parcerias no Sector, nomeadamente entre Empresas, Associação, Centros Tecnológicos, Escolas e Universidades e Organismos Públicos e Privados que possam contribuir para este objectivo prioritário e para o desempenho de um papel activo na consolidação e implementação de uma resposta efectiva aos novos desafios que são colocados às empresas.

 

Foram ainda salientadas as condições para o Sector se afirmar como um exemplo de reposicionamento estratégico em face de uma nova conjuntura internacional, podendo funcionar como um “motor” a todo um novo conjunto de empresas de base tecnológica que apostem em produtos inovadores.

 

A Sessão foi encerrada pelo Ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, que considerou ser “um Sector que sabe bem aquilo que quer”, com “visão e capacidade de assumir riscos” na economia global, mostrando-se “totalmente ao dispor para apoiar um Sector de excelência e que dá uma imagem muito positiva do país no exterior”.