Mais de 100 representantes do sector participaram na abertura do Ciclo de Conferências "Engineering and Tooling: Desafios e Oportunidades"
Numa iniciativa inédita, promovida pela CEFAMOL, sob o tema “A Competitividade das PME no Mercado Internacional”, a sessão contou com a intervenção de dois ex-Ministros da Economia, Luís Mira Amaral e Manuel Pinho, que partilharam, com empresários e quadros superiores da Indústria, a sua visão sobre os desafios que as empresas enfrentam actualmente no mercado global.
Durante as intervenções destacou-se a necessidade de reforçar a presença da Indústria no mercado externo, alargando a sua base de intervenção, quer a nível sectorial, em mercados de alta intensidade tecnológica e alto valor acrescentado, quer em termos geográficos, não permitindo que a concentração das exportações se concretize apenas na União Europeia.
Há que consolidar o reforço da competitividade das empresas no mercado e para tal verifica-se a necessidade de, internamente, optimizar recursos e aumentar níveis de diferenciação e de produtividade. Porém tais acções deverão ser acompanhadas por politicas públicas que reforcem o posicionamento industrial e por instituições públicas que agilizem processos e intervenções, criando uma envolvente propícia ao empreendedorismo, ao desenvolvimento e ao reforço de competências das PME nacionais.
Segundo o Ministro da Economia, a recuperação económica do país será feita com base no aumento dos níveis de investimento, quer das empresas, quer do Estado, com a promoção das exportações nacionais e com a redução da dependência externa do país em áreas críticas de funcionamento da economia, como é o caso da energia, salientando ainda o governante, o papel e a importância que as PME têm nestas três dimensões.
