Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Programa Talentum aponta ferramentas para a coesão das equipas

Voltar à listagem

“As competências têm de ser trabalhadas nas organizações de forma a preparar as pessoas para o trabalho complexo e não rotineiro”. Foi um dos alertas de Artur Ferraz, da International Business Consulting (IBC), no decorrer de mais uma sessão do programa “Talentum” da CEFAMOL que, subordinada ao tema ‘Promover Ações de Envolvimento nas Equipas” e depois de uma pausa para férias, teve lugar no dia 28 de setembro.


Com a assertividade e o bom humor que o caracterizam, e perante uma plateia ‘virtual’ de cerca de quatro dezenas de pessoas, Artur Ferraz apontou algumas ‘ferramentas’ para aumentar a coesão nas equipas. Mas advertiu, também, para vários desafios que se colocam, atualmente, às empresas. Desde logo, a situação pandémica e a consequente fragilidade económica mundial. “Portugal enfrentará desafios enormes como consequência da pandemia”, considerando que, face a esse cenário, as empresas têm de se preparar e, consequentemente, preparar também as suas equipas.


Será fundamental “usar o conhecimento para aumentar a rentabilidade”, mas também “promover os produtos e serviços de forma assertiva”, bem como “adequar a estrutura da organização às (novas) necessidades dos mercados onde atua”. E, para concretizar estas metas, é necessário “preparar profissionais para saberem atuar em ambiente de grande mutação (o mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo no qual vivemos)”. Destaca-se ainda que as organizações precisam de “perceber bem quais as competências que têm de ter os colaboradores para responder a estas mudanças”. E o caminho, “é pensar nesta questão de forma proativa, em conjunto com a equipa de gestão”.


Treino
As pessoas “têm de ser diferenciadoras”. No entanto, as empresas têm de ser, cada vez mais, o local onde estas se sintam bem. “O ambiente de trabalho deve ser ‘humano’ e centrado na comunidade”, afirmou, frisando ser imprescindível “acabar com o ambiente tóxico nas empresas”. Por outro lado, considerou ainda ser fundamental que as organizações reconheçam as competências dos seus quadros no crescimento e produção de riqueza.


Para isso, é preciso definir prioridades” e “preparar as pessoas para o futuro disruptivo”, apostando em formação. Ou, como salientado, “treino, treino, treino”. Lembrou a importância de a formação ser adequada às necessidades reais das empresas, de forma a constituir equipas coesas e rentáveis. E, nas organizações, destaca-se o papel dos “facilitadores da mudança”, sejam chefias ou líderes de equipas, que devem ser capazes de promover ações de envolvimento e criar ambientes de trabalho “saudáveis”.


“É muito importante conseguir manter as pessoas focadas no que é necessário fazer”, lembrou Artur Ferraz, considerando que, para isso, é preciso que “tenham autonomia para assumir a iniciativa”, bem como “as suas responsabilidades clarificadas”. Salienta-se ainda que as chefias devem funcionar como “fator de alavancagem” e que o erro “é fator de aprendizagem e, por isso, não deve ser escondido”.


No dia-a-dia, as organizações devem “clarificar bem as normas e regras de trabalho nas equipas”, sublinhando ser necessário “tornar claras as atividades, responsabilidades e prioridades” de cada membro de uma equipa e que deve ser possibilitada “estabilidade através de rotinas definidas”, defendendo ainda que deve ser mantida “a proximidade com feedback”. Ou seja, o objetivo é conseguir criar na empresa um ambiente que proporcione a sintonia entre os elementos das equipas e com as atividades do dia-a-dia.


Organizado pela CEFAMOL, o programa ‘Talentum’ está a decorrer desde meados de 2018, tendo como prioridade analisar e trabalhar as questões relacionadas com a Inovação Organizacional e o papel da Pessoa nas Organizações, seja através de sessões de sensibilização, ações de formação ou intervenções concretas nas empresas. A próxima sessão online terá lugar no mês de outubro.



Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )