Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Missão à Irlanda revela oportunidades do mercado dos dispositivos médicos

Voltar à listagem

CEFAMOL, Pool-Net e CENTIMFE fizeram-se acompanhar por um grupo de empresas de moldes, numa Missão Empresarial realizada na Irlanda, entre 26 e 30 de junho, com o objetivo de identificar as oportunidades na indústria de dispositivos médicos nesse país.


Celoplás, MD Group, SET, Socem, SteelPLUS e UEPro tiveram oportunidade, no decorrer da ação, de visitar entidades e empresas no mercado que, nos últimos anos, tem demonstrado níveis assinaláveis de crescimento, figurando atualmente entre os principais mercados no que aos dispositivos médicos diz respeito.




Manuel Oliveira, secretário-geral da CEFAMOL, conta que se tratou da primeira abordagem conjunta feita naquele mercado, inserida numa estratégia de intensificar a aposta dos moldes portugueses na área de dispositivos médicos. A maioria das ações teve lugar nas regiões de Dublin, Athlone e Belfast. E aí, relata, foi possível constatar que a Irlanda se apresenta como um mercado que apresenta “uma dinâmica muito interessante, centrada sobretudo na área dos dispositivos médicos, mas também da indústria farmacêutica”, acentuou.


A missão centrou-se num conjunto de visitas e reuniões ‘cirúrgicas’ com empresas e instituições locais, de forma a adquirir informação detalhada sobre o mercado, as suas tendências de desenvolvimento e o modo de funcionamento do sector que mantém uma trajetória crescente naquele país. Foram visitados ainda centros tecnológicos e universidades com laboratórios de apoio a empresas, no âmbito da investigação e desenvolvimento de produto.


A missão contemplou também a realização de várias reuniões B2B, nas quais as empresas e as diferentes entidades que integraram esta missão tiveram a oportunidade de se apresentar e procurar estabelecer pontos de sinergia. Algumas das empresas nacionais têm, já, algum trabalhado realizado naquele país; para outras, tratou-se de uma primeira abordagem que revelaram ter considerado interessante e com possibilidade de vir a desenvolver negócios no futuro. Foi, no entender de Manuel Oliveira, “um promissor primeiro passo no sentido de vir a estabelecer um processo de ligação, de conhecimento e interação com as empresas daquele país, no sentido de, progressivamente, virem a considerar os fabricantes portugueses nas suas cadeias de fornecimento”, sustentou.




Esta ação, integrada no projeto ‘Engineering & Tooling From Portugal’, contou com a colaboração local do cluster irlandês ATIM (Advanced Technologies in Manufacturing) e a associação de polímeros da Irlanda do Norte (NIPA), com os quais a indústria de moldes nacional procura estreitar os laços.


A CEFAMOL, juntamente com o CENTIMFE e a Pool-net, adiantou Manuel Oliveira, estão já a preparar outras iniciativas com agentes deste mercado, procurando identificar novas linhas de ação que se venham a traduzir como oportunidades para as empresas nacionais.


O foco, salientou, estará sempre muito centrado no sector dos dispositivos médicos, no entanto, e no decorrer desta visita, revelou, foi possível contactar com empresas de outras áreas de negócio e, portanto, em termos de futuro, as ações a realizar poderão ter um leque de contactos mais diversificado.



Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )