Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Interligação entre CAD e CAM assegura ganhos de qualidade e tempo

Voltar à listagem

Foi através de uma simulação bastante semelhante ao frenesim normal da fase inicial de produção de um molde numa qualquer empresa do sector, que Nuno Pereira e Marco Almeida, da CadSolid, desenvolveram o webinar ‘Trabalhar num software de CAM integrado com o CAD: Ganhe tempo, reduza erros’. Não faltaram as muitas alterações ao molde, as correções e necessidade de modificações, numa ‘correria’ para conseguir cumprir o prazo. E no final, o objetivo foi alcançado.


Organizado pela CEFAMOL, em conjunto com a empresa CadSolid, este webinar técnico teve lugar no dia 27 de outubro.


A CadSolid, empresa criada em 2004, deu conta aos cerca de 50 profissionais do sector presentes ‘virtualmente’ na sessão, da solução ‘TopSolid’ que disponibiliza ao mercado e que permite “ganhar tempo e qualidade” na produção do molde, ao estabelecer uma comunicação permanente entre o CAD e o CAM.


As vantagens, de acordo com os dois profissionais que realizaram esta apresentação, são evidentes: desde logo, a solução permite que vários utilizadores trabalhem em simultâneo, na mesma base de dados. Cada um deles pode realizar modificações e alterações e todas elas vão sendo atualizadas, de forma a que CAD e CAM estejam sempre em comunicação, o que permite ganhar tempo. Nuno Pereira salientou que “uma das diferenças na utilização deste software é que deixa de ser necessário exportar ou importar ficheiros, o que evita os tempos não produtivos que, nas contas finais, representam um ganho grande para as empresas”. Por outro lado, salientaram os dois, trata-se de um software versátil, que pode ser adaptado à realidade de qualquer empresa e que garante melhorias na produtividade, interligação, diminuição do erro, segurança, gestão de dados e backup da informação.


Gestão integrada
E foi precisamente isso que demonstraram, ao longo da apresentação, simulando a criação de um projeto e as sucessivas alterações necessárias.

Uma das principais questões a que procuraram dar resposta foi a razão para escolher esta solução. Explicaram que a empresa dá prioridade à satisfação das necessidades dos clientes, promovendo um acompanhamento e formação intensivos para que o resultado se traduza num trabalho de excelência que, asseguram, o seu software proporciona.


Destacaram a importância da gestão integrada da informação, garante de qualidade da produção de um artigo, desde uma fase embrionária até à passagem pelas várias etapas de produção: engenharias, design, simulação, CAM, moldes e elétrodos.


Num fabrico mais convencional, sublinharam, qualquer problema detetado no CAM teria de ser reportado ao CAD, sendo necessário andar com o processo para trás. No entender de Nuno Pereira e Marco Almeida, este recuo não faz sentido, aportando até algum ‘caos’ ao processo produtivo. Por isso, consideraram ter a solução ideal para evitar esse retrocesso.


A CadSolid, presente em Leiria e em Vila Nova de Famalicão, é composta por uma equipa de 25 pessoas, 16 das quais são técnicos. Está neste momento a preparar a transição para novas instalações. A indústria de moldes é uma das indústrias-alvo, mas a CadSolid disponibiliza também as suas soluções aos sectores da mecânica de precisão e aeroespacial, bem como outras áreas como as construções metálicas. Para além destas áreas, esta empresa dedica-se também à formação, sendo certificada pela DGERT. Prepara para breve o lançamento de uma plataforma de formação online.

Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )