Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

“Portugal meets Germany”: Fabricantes de moldes portugueses e alemães defendem maior cooperação para fortalecer o sector

Voltar à listagem

Estão unidos pelas mesmas preocupações e vêem na cooperação uma das soluções para tornar o sector mais forte. Os fabricantes de moldes da Alemanha e de Portugal juntaram-se, no dia 16 de junho, num webinar que procurou ser um fórum de partilha de ideias e opiniões sobre a atualidade e o futuro da indústria.


Com o patrocínio da ISTMA, e tendo como moderador o seu presidente, Bob Williamson, esta sessão foi organizada pela CEFAMOL, juntamente com as associações alemãs VDWF e VDMA, contando com uma plateia virtual composta por mais de seis dezenas de pessoas, a maioria representando empresas do sector, oriundas de vários pontos do globo.


‘Portugal meets Germany’ foi o tema do webinar que concluiu que, afinal, os moldes portugueses e os alemães têm muito mais a uni-los do que aquilo que os separa. A “apreensão” face à estagnação por que passa a indústria é uma preocupação comum. Mas é partilhada também a convicção de que, desde que se consiga manter a confiança, os fabricantes – apesar de concorrentes – poderão unir-se na construção de uma indústria mais coesa, ganhando escala e competitividade.


Sintetizando o que foi defendido pelos produtores dos dois países, Bob Williamson colocou à disposição, inclusivamente, a intervenção da ISTMA, de forma a chamar a atenção das entidades europeias sobre a importância estratégica do sector: “se nada for feito, a manufatura corre o risco de desaparecer na Europa. Estamos a falar da proteção da manufatura e não apenas da indústria de tooling”.


Do lado português, participaram no evento Joaquim Menezes (Iberomoldes), Nuno Silva (Moldit), e José Carlos Gomes (GLN). Do lado alemão, foram oradores André Osterhues (Mueller-Tecnik), Jens Lüdtke (Tebis Consulting), Hartmut Frerichs (WDoose), Thorsten Hickmann (Eisenhuth).


Ao longo da sessão vários foram os temas analisados e debatidos, os desafios e as oportunidades da indústria automóvel, as novas motorizações e modelos, o desenvolvimento da cadeia de valor, as novas tecnologias, entre muitos outros.


Foi salientada a importância dos fabricantes de moldes europeus terem uma “estratégia alinhada”, que possa garantir a competitividade e sustentabilidade do sector, de forma a enfrentar a concorrência de outras regiões do globo.


Em relação ao futuro, foi salientada a importância do alargamento da cadeia de valor, demonstrando o que é possível realizar, não apenas na produção, mas também no design e na criação. Conforme foi referido pelos participantes “temos de nos afirmar, não pelo preço, mas pela diferenciação”.


A moderação da ISTMA teve a contribuição dos representantes das associações: Manuel Oliveira (CEFAMOL), Alfred Zedtwitz (VDMA) e Ralf Duerrwaechter (VDWF).

Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )