Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Software específico para os moldes garante versatilidade na produção

Voltar à listagem

‘Automatização na Produção 2.5 eixos’ foi o tema do webinar técnico que, organizado pela CEFAMOL, decorreu no passado dia 28 de outubro, reunindo na assistência ‘virtual’ cerca de quatro dezenas de profissionais do sector.



Marco Silva e Ivan Silva, da S3D, apresentaram algumas das soluções que a empresa disponibiliza para a indústria de moldes, centrando a sua intervenção no software ‘Cimatron’. É, segundo os dois oradores, “uma solução ‘tudo em um’, que assegura as melhores respostas, desde o desenho ao fabrico, desenvolvimento de peças e preparação para a impressão metálica”.

Ivan Silva explicou que se trata de um software “integrado que assegura a resposta desde a modelação à produção”, sublinhando que entre 60 a 70% das características desta solução foram criadas tendo em conta as necessidades específicas dos moldes de injeção. Adiantou, depois, os passos fundamentais do processo produtivo, nos quais o software “pode, efetivamente, fazer a diferença”. De entre estes, salientou a integração entre CAD e CAM, o que possibilita “rapidez no reconhecimento de alterações de engenharia”, “evita o erro e traz segurança ao processo”.


O orador defendeu também a importância das empresas apostarem em sistemas de posicionamento rápido, considerando que “há ainda algumas que não o fazem”. No seu entender, esta medida “é muito importante”, uma vez que assegura “maior rapidez nos setups”. Destacou como é importante a livraria de ferramentas. No caso do software que a S3D disponibiliza, “é fundamental que esta livraria esteja bem construída, de forma a possibilitar a maior rentabilidade da nossa solução e o aumento de produtividade”. É a livraria que, salientou, “permite a integração com as ferramentas de gestão”.


Ainda sobre o software, realçou duas características que, no seu entender, o tornam bastante vantajoso: a deteção e maquinação geométrica inteligente e a medição na máquina. Permitindo detetar automaticamente a geometria, seja pela cor, seja pela forma, a capacidade de reconhecimento permite atribuir técnicas de maquinação mediante as propriedades. Já o sistema de medição tem, entre outras características, a possibilidade de compensação das ferramentas 2D e 3D em todos os tipos do programa e executa relatórios do que foi medido.


Em síntese, destacou que um software como o Cimatron, orientado especificamente para a indústria de moldes para injeção permite, em comparação com outros idênticos, uma “maior versatilidade”, bem como “uma grande liberdade de ação a quem trabalha com ele”. Salientou que pelas suas características, pode adaptar-se de forma vantajosa à realidade de cada empresa.


As melhores soluções
Coube a Marco Silva fazer a demonstração prática do funcionamento do software, simulando a criação e alterações numa peça, desde o CAD ao CAM. Ao longo da sua exposição, foi destacando que o software tem vantagens, como a facilidade de gerar ou importar peças, a rapidez na execução e na atualização e o reconhecimento inteligente, que possibilita enormes ganhos de tempo.


Já no momento do webinar dedicado a perguntas e respostas, João Ferreira, responsável da empresa que dinamizou a sessão, usou da palavra para reforçar que cabe a cada empresa escolher o investimento em função das soluções que são oferecidas e dos benefícios que trarão à produção. Salientou, no entanto, que os produtores de moldes “devem estar abertos a novas opções”. Isto, no seu entender, “é naturalmente um risco que temos de correr, de forma a assegurar que as nossas empresas estão a competir da melhor forma”.


Fundada em 1993, a S3D tem sede na Marinha Grande. É uma empresa que se dedica à comercialização, consultoria, desenvolvimento de software, serviços de engenharia e formação. Disponibiliza ao mercado soluções específicas para os mais variados processos dentro da produção do molde, como caracterização de materiais, análises dinâmicas 3D, análises de deformação, fotometria e engenharia inversa, entre outras.

Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )