Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Guia aponta caminhos para atrair, gerir e reter talentos

Voltar à listagem

A indústria de moldes tem disponível, a partir de agora, um ‘Guia para a atração, gestão e retenção de talento’. O documento, desenvolvido no âmbito do Projeto “TECH-i9”, foi apresentado no dia 21 de setembro, no decorrer de um webinar promovido pela CEFAMOL.


Coube a Artur Ferraz, da International Business Consulting (IBC) fazer a apresentação deste guia, editado pela CEFAMOL, contando com os contributos de inúmeros profissionais e gestores do sector, bem como instituições e organizações. Em conjunto, constituíram um grupo de trabalho que analisou o tema e retirou as suas conclusões, plasmadas, agora, neste documento que a Associação disponibiliza à indústria.


O guia pretende assumir-se como “uma bússola” que permita ao sector “olhar para estas questões de forma mais prática” e apoiar a “conseguir atrair, gerir e reter pessoas”. Composto por uma vertente teórica e outra mais prática, apresentando um conjunto de boas práticas e metodologias dinamizadas e experimentadas na indústria, o guia conclui que a gestão de pessoas assume “um papel preponderante nas empresas” porque são estas que permitem às organizações “criar valor”.


Aponta, desde logo, várias pistas para melhor compreender a envolvente da gestão de pessoas no conceito da Indústria 4.0, sintetizando uma caracterização da atualidade, à luz, também, das consequências económicas e desafios gerados pela pandemia.


“A mudança não espera por nós: os líderes empresariais precisam de ser proativos na requalificação das pessoas para beneficiar da quarta revolução industrial”. Artur Ferraz citou uma das conclusões do World Economic Forum, de 2018, para chamar a atenção que esta é a “revolução do conhecimento”, sendo por isso imperioso fazer dele uma prioridade. Requalificar competências é imprescindível, sublinhou. Depois, é necessário “olhar para o futuro, aprender, adaptar e fazer diferente”, afirmou ainda, considerando que para isso é fundamental apostar em “políticas para atração, gestão e retenção do talento”.


Foi destacada a importância que assumem, neste ponto, o planeamento estratégico, a aposta numa forte integração das pessoas e a criação de medidas que permitam envolver as pessoas, desenvolver competências, avaliar o desempenho, recompensar e criar planos de carreiras nas empresas.



Humanização da tecnologia

O Guia analisa alguns dos principais constrangimentos que se colocam às empresas, apontando alguns caminhos que tornem a indústria mais conhecida e atrativa para os jovens. Um deles passa pelo trabalho conjunto entre empresas, escolas, autarquias, instituições e associações. Foi referido que muitos dos jovens talentos que vão trabalhar para o estrangeiro, o fazem por não conhecer as soluções existentes dentro do nosso país.


Cabe às empresas clarificar as competências que precisam, de forma a conseguir atrair talento. Têm também de criar condições para fazer ‘crescer’ a pessoa na organização, de forma a estimulá-la e a fazê-la querer ficar. Questões como o bom ambiente laboral, a flexibilidade de horários, vencimentos e benefícios são alguns dos exemplos que podem ser seguidos. “O futuro é a humanização da tecnologia”, salientou Artur Ferraz.


Manuel Oliveira, secretário-geral da CEFAMOL reforçou que a gestão de pessoas é “uma área crítica” para a indústria de moldes. As empresas, sublinhou, terão de trabalhar esta questão, de forma a acompanhar e rentabilizar o elevado investimento tecnológico que tem sido feito.


Esta é uma preocupação que a Associação tem procurado ajudar a solucionar. Um dos exemplos foi a criação e dinamização do programa Talentum que, ao longo dos dois últimos anos, tem sensibilizado e elencado necessidades, apontado alguns caminhos e possíveis soluções, através da realização de sessões presenciais e digitais de interação direta com as empresas.


O Guia agora apresentado sintetiza uma relevante parte do que este programa foi construindo com e para o sector.




Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )