Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Empresas nacionais procuram oportunidades na Roménia

Voltar à listagem

A busca pela diversificação de mercados e de novas e interessantes parcerias levou a CEFAMOL à Technology Expo & B2B Meetings, em Timisoara, Roménia, no dia 30 de maio. A Associação fez-se acompanhar pelas empresas CR Moldes, Fozmoldes, Maxiplás, Tecnifreza, Moldes RP e VL Moldes que, no final, fizeram um balanço positivo.


Este certame, explicou Patrício Tavares, encerrou, a nível de participação, um ciclo de três certames de encontros bilaterais realizados naquele país, que incluíram ainda eventos em Sibiu e Arad. A presença das empresas portuguesas neste conjunto de eventos faz parte de uma estratégia contínua da CEFAMOL naquele mercado, inserida no projeto de promoção internacional Engineering & Tooling From Portugal, procurando identificar os eventos mais promissores para futuras participações.




De acordo com o representante da CEFAMOL, o balanço “foi positivo”, destacando que, entre outros aspetos, a organização deste evento se revelou “mais eficaz comparativamente aos encontros anteriores”.



O certame concentrou-se principalmente nas indústrias localizadas naquela região, onde predominam os sectores automóvel e de eletrodomésticos, o que se refletiu nos visitantes e nos contactos estabelecidos. “A maior parte dos expositores e visitantes eram da região ou do mercado romeno, existindo também uma presença significativa de outros players europeus”, explicou. Este ambiente proporcionou às empresas nacionais a oportunidade de realizarem “bons contactos” e de explorarem potenciais parcerias estratégicas.


Ainda de acordo com Patrício Tavares, começa a fazer-se notar nesta região de Timisoara uma forte presença de multinacionais. “Há um crescimento acelerado da indústria – com a instalação de empresas europeias, acompanhado por investimentos significativos em infraestruturas e equipamentos, de forma a transformar a cidade num polo industrial dinâmico e atrativo”, explica.


Destaca-se ainda o facto da Roménia ser um mercado em crescimento, que poderá vir a ser comparável ao desenvolvimento observado na República Checa e na Polónia, devido à deslocalização da indústria do centro da Europa para estas regiões. Por isso, o país assume-se como um potencial mercado, interessante e promissor para os moldes nacionais, abrindo novas oportunidades para a expansão dos negócios dos fabricantes portugueses.




Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )