Moldes portugueses exploram novas áreas de negócio em Estugarda
Quinta, 27 Junho 2024
Voltar à listagemNo âmbito da iniciativa Portuguese Toolmaking Days, a CEFAMOL acompanhou um conjunto de empresas a Estugarda, na Alemanha, entre os dias 18 e 20 de junho. O objetivo principal desta iniciativa foi a prospeção de novos parceiros de negócio em novas áreas de atividade que podem oferecer oportunidades à indústria de moldes nacional.
Erofio, Moldoeste, Socem e TJ Moldes integraram esta ação, tendo tido a oportunidade de identificar potenciais oportunidades e apresentar as suas soluções e inovações a diversas empresas das áreas da mobilidade elétrica e dos dispositivos médicos.
A deslocação a Estugarda coincidiu estrategicamente com a realização de dois eventos de relevância envolvendo estas indústrias-alvo: o Battery Show Europe Stuttgart 2024 e a MedtecLive. “Estes certames proporcionaram um ambiente propício para que as empresas nacionais pudessem identificar algumas necessidades e tendências dos mercados de mobilidade elétrica e dispositivos médicos”, explicou Patrício Tavares, da CEFAMOL, adiantando que “a interação direta com diversos players destas indústrias poderá resultar, no futuro, em oportunidades de negócio e parcerias em nichos de mercado”.
Este esforço de internacionalização e diversificação insere-se no projeto de promoção internacional Engineering & Tooling from Portugal, apoiado pelo COMPETE 2030, que visa fortalecer a presença das empresas portuguesas em mercados globais, incentivando a inovação e a adaptação às novas exigências do mercado.
A necessidade de diversificação é crucial para o sector de moldes, especialmente num cenário em que a indústria automóvel – seu principal cliente - enfrenta desafios significativos, obrigando as empresas a procurar alternativas para garantir a sustentabilidade e crescimento contínuos.
A participação em ações como estas sublinha a importância da indústria de moldes se adaptar e explorar novas áreas de negócio. Ao diversificar mercados-alvo, as empresas reduzem riscos associados à dependência de um único sector e, ao mesmo tempo, ampliam as suas oportunidades de crescimento e inovação.