Webmaster destaca o poder das palavras certas para melhorar presença digital
Quinta, 03 Outubro 2024
Voltar à listagem«Estratégias de Marketing Digital na Internacionalização das PME» foi o tema do webinar que, organizado pela CEFAMOL decorreu no dia 2 de outubro, no âmbito do seu projeto de promoção internacional “Engineering & Tooling from Portugal”, tendo o especialista Frederico Carvalho como orador convidado.
O orador, docente em várias universidades e fundador da conferência ClickSummit, é uma referência no marketing digital em Portugal, com mais de 20 anos de experiência na área. Durante o evento, ao qual assistiu uma plateia virtual composta por mais de cinco dezenas de profissionais da indústria de moldes, Frederico Carvalho partilhou um conjunto de estratégias para o sucesso das empresas no mundo digital.
A sua intervenção começou com uma chamada de atenção para a importância dos motores de busca: 68 % das interações online, advertiu, começam num motor de busca como a Google. Isso demonstra a necessidade imperiosa de as empresas garantirem a sua presença digital, desde a escolha criteriosa das palavras-chave até à otimização dos seus sites.
Na sua opinião, é essencial que as empresas trabalhem o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas gratuitas que, quando bem aplicadas, podem maximizar a visibilidade das suas páginas na internet.
"Uma página é uma palavra-chave", sublinhou, referindo-se à importância de cada conteúdo digital estar claramente associado a termos relevantes para o negócio. Além do SEO, o SEA (Search Engine Advertising), que envolve publicidade paga, foi apontado como uma alternativa eficaz para atingir públicos-alvo mais específicos ou quando há uma necessidade imediata de aumentar a visibilidade.
Frederico Carvalho apresentou ainda diversas ferramentas para apoiar as empresas no processo de escolha das melhores palavras-chave. O Google Keyword Planner foi apontado como uma das ferramentas (gratuita) que permite analisar a procura de termos específicos e as suas tendências sazonais.
Monitorizar
Também recomendou as empresas a basearem as suas decisões em dados reais, uma vez que pequenas alterações nas palavras-chave podem gerar um impacto significativo nos resultados. Destacou ainda que, no mundo digital, as redes sociais constituem apenas uma pequena percentagem da visibilidade dos negócios, apresentando alguns exemplos práticos para o demonstrar.
Outro ponto crucial da apresentação foi a importância de prestar atenção aos limites impostos pelos motores de busca. Explicando que, para a Google, tanto o título como a descrição de uma página têm restrições de caracteres – 60 no título e 160 na descrição –, salientou que estas devem ser cuidadosamente escolhidas para garantir que correspondem ao conteúdo da página, caso contrário, o motor de busca pode selecionar automaticamente partes do texto, o que, acentuou, “pode prejudicar o posicionamento da empresa”.
Para Frederico Carvalho, a estratégia digital de uma empresa deve ser contínua e bem monitorizada. A escolha das palavras-chave certas, a otimização dos sites e o acompanhamento da performance online “são passos fundamentais”, no seu entender, para “aumentar a visibilidade e construir confiança” junto dos clientes. A digitalização, salientou, é uma ferramenta poderosa para o crescimento das pequenas e médias empresas, permitindo-lhes diferenciar-se num mercado cada vez mais competitivo e globalizado.