Empresas realizam encontros promissores na ‘Plastics Meetings’
Segunda, 09 Outubro 2023
Voltar à listagemFoi considerada positiva a participação portuguesa na edição deste ano dos ‘Plastics Meetings’, a convenção internacional de negócios da indústria dos plásticos que decorreu dias 27 e 28 de setembro, em Lyon, França.
No final, do evento, as empresas CARFI, CR Moulds, FIPLA e VIPEX, que acompanharam a CEFAMOL, admitiram ter realizado “encontros promissores”, regressando desta sétima edição com novas perspetivas de negócios.
Este certame, conta Patrício Tavares, da CEFAMOL, tem a particularidade de não se enquadrar na tipologia tradicional de feiras. “É um espaço de reuniões direcionadas, onde as empresas têm a possibilidade de contactar diretamente com os alguns grandes fabricantes da indústria plástica, através de reuniões agendadas” antes do início do certame, explica, contando que, para além destes ‘meetings’, existe um espaço de exposição – com cerca de seis dezenas de empresas -, mas cujos visitantes ao local são previamente validados pela organização. Isto faz com que esta feira seja um evento de cariz muito profissional e direcionado para a indústria de plásticos e toda a sua cadeia de fornecimento.
“Com este figurino, as empresas conseguem selecionar os encontros que lhes interessam e, caso não consigam agendar reuniões com alguns desses players, têm sempre a possibilidade de ir ao seu encontro e apresentar-se, porque estão todos presentes no mesmo espaço”, salienta.
A edição deste ano, explicou ainda, contou com uma presença muito forte de empresas de injeção e extrusão de plásticos, mas fizeram parte também os mais variados tipos de fornecedores da indústria plástica. Patrício Tavares acrescenta que o modelo desta feira é, sobretudo, concentrar expositores oriundos de França, principalmente das zonas limítrofes de Lyon, representando a indústria de plásticos dessa região. Contudo, em todas as edições – e esta não foi exceção - existem também expositores oriundos de diferentes áreas geográficas.
“Para as empresas portuguesas, a feira é muito interessante porque, pela sua tipologia, conseguem controlar o tipo de encontros que consideram mais vantajosos”, sublinhou, adiantando que, este ano, e “pelas características dos expositores que reuniu, tratou-se de uma feira muito adequada à indústria de moldes portuguesa”.
A participação da CEFAMOL com este conjunto de empresas integrou-se no âmbito do plano de promoção internacional do sector: ‘Engineering & Tooling from Portugal’.